terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ciúmenta,eu?


Ciúmes, o coisa bem chata.

Sabe, eu sou bem sincera não tenho vergonha em dizer o que sinto, mas admitir que sou ciumenta é algo que me deixa com a cara lá no chão. Eu não sei esconder,discuto com as pessoas e as vezes eu fico mal,por que eu sei que eu posso prejudicar alguém e me prejudicar,mas é algo mais forte do que eu.

Sexta feira passada deu no globo repórter um reportagem sobre ciúmes e das pessoas que são extremante ciumentas e eu comecei a prestar a atenção. No outro dia eu entrei no site do programa e percebi que tinha um teste pra ver qual o grau do seu ciúmes,e também fiquei sabendo que existe quatro tipos dele:zeloso,enciumado,ciumento e paranóico.Aí vão as características de cada um:

Zeloso: que manifesta um sentimento saudável, normal, de verdadeiro zelo, cuidado, que está intimamente relacionado ao amor, uma vez que é um sentimento altruísta, isto é, voltado para o outro, para o bem-estar, para sua felicidade. Exige, muitas vezes, como no verdadeiro amor, um ato extremamente difícil que é renúncia de seu próprio desejo em benefício do outro. É também uma situação de real preocupação com o ser amado.

Enciumado: Você está na faixa da normalidade (isto é, o que a maioria das pessoas sentiria ou faria nestas situações). É, portanto, do tipo ENCIUMADO, no qual o ciúme se manifesta de maneira transitória, surgindo quando há uma ameaça real à relação e coloca a pessoa em estado de alerta e competição com um terceiro. Embora bastante comum, revela, bem no íntimo, que, pelo menos, naquele momento, alguma fraqueza, alguma complexo de inferioridade ou mesmo um sentimento real de inferioridade possa estar aflorando e deixa à mostra um ponto da personalidade do enciumado que merece ser, se não cuidado, talvez trabalhado melhor.

Ciúmento: este estado independe de haver ou não evidência da ameaça e tem como base, exclusivamente, a fantasia, o medo muitas vezes infundado de ser traído ou trocado por outro. É diferente do zelo, pois é um sentimento egoísta, voltado para si mesmo, isto é, o foco do ciumento é o seu amor próprio, sua insegurança, suas dificuldades e a necessidade de manter o outro sob seu controle. Muitas vezes, dependendo da forma como se manifesta (violenta, extravagante, raivosa) pode ter como base um transtorno até mesmo de base neurótica.

Paranóico: Procure imediatamente ajuda especializada. Neste caso, há, sem dúvida, um grave distúrbio psiquiátrico que transforma a fantasia em suposta realidade, sem nenhum dado de evidência, ou simplesmente distorcendo toda a realidade. Pertence efetivamente ao campo da psicopatologia e está frequentemente associado ao uso abusivo de drogas, como álcool e a cocaína, ou a demências originadas de doenças neurológicas graves, como o Parkinson e o Alzheimer, entre outras. Exige um tratamento psicoterápico e medicamento urgente.

Fonte: Ciúme – O medo da perda, de Eduardo Ferreira-Santos

Eu nem fiz o teste, por que eu tenho consciência do meu ciúmes. E sinceridade não quero nem saber,mas eu sei que é uma coisinha saudável,nada de mais,só gosto de proteger as pessoas que eu gosto.

Até quem me conhece sabe o quanto eu sou tranqüila e serena. Levo tudo na esportiva HEHEUHEUHEUEHUEH

Ahh..só um comentário básico hoje é dia do estressado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário